“Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34).
Nenhum homem desmorona por causa do peso de um único dia. É quando tentamos carregar, além do hoje, as preocupações do amanhã — que ainda nem chegou — que o fardo se torna insuportável. O Senhor nunca nos ordenou esse tipo de carga. Quando nos encontramos oprimidos por ansiedades futuras, é sinal de que tomamos sobre nós um peso que Ele não nos deu. Deus nos convida a viver o presente com fidelidade e a entregar-Lhe o futuro, pois Ele já está lá, cuidando de tudo.
A gloriosa Lei de Deus nos ensina a viver com equilíbrio e confiança. Os sublimes mandamentos entregues aos profetas do Antigo Testamento e a Jesus nos ensinam a fazer hoje o bem que está ao nosso alcance, sem nos desesperarmos pelo que ainda não veio. A obediência à magnífica Lei do Senhor nos conduz à paz, pois ela nos mantém ancorados na realidade do presente e confiantes no cuidado contínuo do Pai.
Não carregue o amanhã antes da hora. O Pai abençoa e envia os obedientes ao Filho para perdão e salvação. Que os extraordinários mandamentos do Senhor sejam o seu guia diário, firmando seu coração a cada novo amanhecer. Obedecer nos traz bênçãos, libertação e salvação — e nos livra do peso desnecessário das preocupações futuras. -Adaptado de George MacDonald. Até amanhã, se o Senhor nos permitir.
Ore comigo: Senhor de cada dia, ajuda-me a viver o presente com confiança e obediência. Que eu não me deixe afligir por um futuro que ainda não chegou, mas descanse em Ti.
Ensina-me, por meio da Tua magnífica Lei, a focar no que posso fazer hoje, com fé e serenidade. Que os Teus mandamentos me protejam da ansiedade e me conduzam em paz.
Oh, Senhor amado, eu Te agradeço porque Tu não me pedes para carregar o amanhã. O Teu Filho amado é o meu eterno Príncipe e Salvador. A Tua poderosa Lei é como um fardo leve que me orienta com sabedoria. Os Teus mandamentos são como trilhos que me mantêm no caminho seguro, um passo de cada vez. Eu oro no precioso nome de Jesus, amém.