“Portanto, não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo; basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6:34).
Quando deixamos que a ansiedade sobre o futuro tome conta do nosso coração, perdemos a capacidade de enxergar com clareza o que o presente exige de nós. Em vez de encontrarmos força, acabamos paralisados. Deus nos convida a focar no hoje — a confiar que o pão deste dia será provido, que o fardo de hoje já é suficiente. Não precisamos empilhar os dias, nem carregar as dores de um tempo que ainda nem chegou. Existe sabedoria em dar a cada dia sua própria medida de atenção e esforço.
E para viver assim, com serenidade e firmeza, precisamos de uma referência segura. Os maravilhosos mandamentos do Senhor não apenas nos orientam, mas também colocam ordem em nossa mente e paz no nosso espírito. Ao nos guiarmos pela bela Lei que o Pai revelou aos Seus servos, descobrimos um ritmo de vida saudável, pleno, verdadeiro. É essa obediência prática que nos capacita a cumprir cada tarefa de hoje com coragem, sem nos desgastarmos com os medos do amanhã.
Se você deseja ser fortalecido e viver com propósito, volte-se para o que Deus ordenou. O Pai abençoa e envia os obedientes ao Filho para perdão e salvação. Não viva como quem anda às cegas, tropeçando no que ainda não veio. Caminhe com confiança, fundado na vontade do Criador, e você verá como Ele revela Seus planos aos que O ouvem e O seguem. -Adaptado de John Frederick Denison Maurice. Até amanhã, se o Senhor nos permitir.
Ore comigo: Pai querido, eu sei que tantas vezes me preocupo com o que está por vir e acabo deixando de viver bem o dia que o Senhor me deu. Ensina-me a confiar em Ti com mais profundidade. Que eu possa descansar no Teu cuidado, sabendo que o Senhor já está no meu amanhã.
Dá-me sabedoria para usar bem o meu tempo hoje. Que eu cumpra com fidelidade tudo o que colocaste em minhas mãos, sem adiar, sem temer, sem reclamar. Conduze-me com Teu Espírito para que minha vida seja simples, produtiva e sincera diante de Ti.
Oh, meu Deus, eu Te agradeço por tudo. O Teu Filho amado é o meu eterno Príncipe e Salvador. A Tua poderosa Lei é direção firme para os meus pés e abrigo seguro para a minha alma. Os Teus mandamentos são tesouros de justiça, vida e paz. Eu oro no precioso nome de Jesus, amém.