“Então as vacas feias e magras comeram as sete vacas belas e gordas… As espigas mirradas engoliram as sete espigas graúdas e cheias. Então o faraó acordou; era um sonho” (Gênesis 41:4, 7).
Esse sonho de Faraó traz uma advertência poderosa para todos nós: os melhores anos da nossa vida, as maiores experiências espirituais e as vitórias mais gloriosas podem ser engolidas por períodos de desobediência e distanciamento de Deus. Muitos começaram bem, tiveram grandes conquistas espirituais, foram instrumentos poderosos nas mãos do Senhor, mas permitiram que a negligência e a falta de vigilância levassem tudo a perder. Não há nada mais triste do que ver um servo de Deus, que já experimentou a glória da obediência e das bênçãos divinas, ser vencido pela frieza espiritual e pela inutilidade no Reino.
Mas essa tragédia pode e deve ser evitada. A única garantia de segurança contra esse declínio espiritual é o contato renovado e contínuo com Deus. Não basta ter um passado de fidelidade, é necessário viver em obediência todos os dias. Somente aquele que mantém um relacionamento constante com o Pai através da obediência à Sua poderosa Lei permanecerá firme e não será devorado pelo tempo de sequidão espiritual. As vacas magras e as espigas mirradas não terão lugar na vida daquele que se mantém fiel ao Senhor, pois Deus sustenta e fortalece os que andam segundo a Sua vontade.
Se queremos evitar o fracasso espiritual, precisamos escolher hoje e a cada dia obedecer. Não podemos depender de experiências passadas, mas sim de um compromisso constante e renovado com Deus e Sua Palavra. Somente assim permaneceremos frutíferos e plenos, crescendo continuamente na presença do Pai e do Filho. -Adaptado de Lettie B. Cowman. Até amanhã, se o Senhor nos permitir.
Ore comigo: Querido Deus, é verdade que os melhores momentos da minha vida espiritual podem ser perdidos se eu não permanecer vigilante em Tua presença. Sei que não basta ter um passado de fidelidade; preciso renovar diariamente meu compromisso Contigo para que minha fé não se enfraqueça. Ensina-me a viver em constante obediência à Tua santa Lei, para que os anos de sequidão e distanciamento jamais tenham poder sobre mim.
Meu Pai, hoje eu Te peço que guardes meu coração da negligência espiritual. Não quero ser vencido pela frieza, nem permitir que a desobediência destrua as bênçãos que já recebi de Ti. Dá-me um espírito vigilante e um desejo ardente de Te buscar continuamente. Que minha fé não se apoie em experiências passadas, mas em um relacionamento vivo e crescente Contigo, fundamentado na obediência e no amor à Tua vontade.
Oh, Santíssimo Deus, eu Te adoro e Te louvo porque sustentas aqueles que escolhem andar segundo os Teus caminhos. Obrigado porque em Ti encontro força para perseverar e continuar frutificando. Que minha vida seja sempre marcada pela fidelidade e pela constância na Tua Palavra, para que nenhum tempo de sequidão possa me afastar de Ti. O Teu Filho amado é o meu eterno Príncipe e Salvador. A Tua poderosa Lei nunca me deixa confuso. Os Teus mandamentos são a melodia suave que acalma as tempestades do meu ser. Eu oro no precioso nome de Jesus, amém.